Serviços

Gestão de Riscos e Compliance

Um Programa Efetivo de Compliance, fortalece a cultura, alavanca os negócios e protege a reputação da empresa. Inclusive permite o reconhecimento público pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (antiga CGU) como empresa Pró Ética, que pode ser um diferencial no mercado e trazer benefícios para a marca.

O termo Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “Compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, ou seja, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.

A Lei Anticorrupção Empresarial Brasileira (Lei 12.846/2013), que entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014, estabelece que empresas, fundações e associações passarão a responder civil e administrativamente sempre que a ação de um empregado ou representante causar prejuízos ao patrimônio público ou infringir princípios da administração pública ou compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

A grande inovação da Lei Anticorrupção é a chamada responsabilidade objetiva, não sendo necessária a comprovação de dolo ou culpa para aplicação das sanções previstas na nova Lei.

Com isso, basta que algum empregado ou agente da cadeia de fornecedores ou parceiros se envolva em atividade de corrupção ou lavagem de dinheiro, para que a empresa seja responsabilizada, mesmo que se alegue o desconhecimento ou a não participação.

Nossos trabalhos abrangem desde o mapeamento das rotinas das empresas até mesmo a implantação das áreas e canais de denuncia externos para auxiliar no combate de praticas que possam vir a prejudicar o negócio.

Siga-nos